Escola Bíblica Dominical – Sua História
setembro 10, 2020 Leitura: 2 min
ESCOLA DOMINICAL NO MUNDO
Observa-se que desde os tempos bíblicos, a partir de Moisés, o Senhor tem ordenado ao seu povo a ensinar a Lei a todas as gerações dos filhos de Deus. Isso foi ratificado nos tempos de Esdras, continuado nos tempos de Jesus e exemplificado pelo próprio Filho de Deus, que por diversas vezes ensinava o povo acerca do Reino de Deus. Os apóstolos deram continuidade à obra da pregação e do ensino da Palavra de Deus sendo mais uma vez ratificada pelos pais da igreja a partir do século II.
Já em nossos tempos, na cidade de Gloucester, no Sul da Inglaterra, o jornalista Robert Raikes, em 1780, com 44 anos, começa a convidar as crianças pobres, que trabalhavam nas fábricas durante a semana e aos domingos ficavam perambulando ociosas pelas ruas, para se reunirem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Além das Escrituras Sagradas, as crianças também estudavam história, leitura, escrita, moral e cívica e matemática.
Mesmo debaixo de oposição, o senhor Robert Raikes não desiste; até que em três de novembro de 1783, ele publica, em seu jornal, acerca do que Deus estava fazendo naquela cidade desde 1780.
Em 1784, a Escola Dominical possuía 250 mil alunos. Em 1785, chega o movimento de Escolas Dominicais nos Estados Unidos, na casa de William Elliott. Em 1810, já existiam mais de três mil Escolas Dominicais com 275 mil alunos. Em 1811, Robert Raikes morre, com 76 anos de idade, e tendo 400 mil alunos espalhados somente na Inglaterra
ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
No Brasil, a Escola Bíblica Dominical começou através dos missionários Robert e Sara Kalley. Isso aconteceu em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Sabe-se que apenas cinco crianças assistiram à primeira aula da EBD. Antes dessa data ocorreram reuniões de Escola Dominical, mas somente no idioma inglês.
Depois de algum tempo, com o aumento do número de pessoas estudando a Bíblia, o missionário Kalley inicia aulas para jovens e adultos. Após esse crescimento, o casal Kalleys resolve mudar-se para o Rio de Janeiro. Essas aulas bíblicas dominicais deu início à Igreja Evangélica Congregacional no Brasil.
Na contemporaneidade, podemos afirmar que uma igreja local, uma denominação, não consegue sobreviver, de forma saudável, sem o verdadeiro aprendizado da poderosa Palavra de Deus. O departamento mais importante de uma igreja local não é o das mulheres, dos jovens, dos obreiros ou das crianças, mas o da EBD, que engloba todos esses anteriores. Uma igreja só permanece forte se estudar sistemática e fielmente a Palavra de Deus.
Se você é líder, professor da EBD, jovem, irmão ou irmã e quer se aperfeiçoar no estudo da Palavra de Deus, clique em cada imagem abaixo e conheça os cursos de Formação de Professores e Líderes para Escola Bíblica Dominical, Curso Completo de Teologia e Formação para o Ministério Feminino.
0 Comentários